História




 O Cristalino foi fundado em 08 de julho de 1964, por José Eupídio (Zé do Nhô) e José Manoel da Silva (Maiado), com a colaboração do Sr João Firmino.  Seu primeiro nome foi Cristalino Futebol Clube.
            O primeiro uniforme usado pelo time foi cedido, como empréstimo, pelo Sr Bequinha,(Ex presidente do Cristalino), nas cores azul, amarelo e branco.
            O Cristalino ficou parado de suas atividades esportivas por um ano, surgindo então o Santa Cruz, idealizado por Zé do Nhô e Walter do Cicinho. Seu  uniforme era  Camisa verde com um tom mais claro, detalhes amarelo e branco na manga, números amarelos  e uma cruz branca sob o peito esquerdo, calção branco e  azul e meias brancas. 
 Uniforme do Santa Cruz
Em 06 de fevereiro de 1981 passou a se chamar Cristalino Esporte Clube, filiado a   Federação Mineira de Futebol, com suas cores vermelho e branco, sede situada  à Rua Bambuí, 5 12,  Bairro São Vicente. Nesse ano o Cristalino disputou seu primeiro Campeonato Municipal, ficando em terceiro colocado (treinador Jonas do Quitito). Em 1982 o Cristalino  disputou a segunda divisão  municipal , que tinha 5 equipes, e o campeão disputaria o titulo municipal com o campeão da primeira divisão. O Campeão da primeira divisão daquele ano foi a Associação e o Cristalino foi o campeão da segunda divisão. Essas duas equipes foram para o tira-teima do campeonato, em uma melhor de três para se decidir o título do município.
 
Em 1991 o Cristalino através do seu diretor de futebol Morais, realizou a Primeira Copa Nacional de Futebol de Base, com a participação do Cristalino, América mineiro, Pequeninos do  Jockey/SP e o Universidade de Itaúna. Foram cinco dias de disputa sendo que  o Campeão no Infantil foi o América Mineiro, fazendo a final com o Cristalino e na categoria Mirim, o campeão foi o Pequeninos do Jockey ficando o Cristalino como vice.
Em 1992, Morais leva um clube de Bom Despacho, pela primeira vez com toda suas categorias para outro estado. A Categoria Amador Adulto e Juniores foram para Águas de Lindóia, onde o Amador empatou com a equipe de SP por 2 x 2.
As categorias de base foram para São Paulo, capital, jogarem contra o Pequeninos do Jockey. Em 2004 o Cristalino viajou para o interior de São Paulo novamente para realizar uma série de amistosos em preparação ao campeonato Mineiro daquele ano, com a Categoria sub 23, junior A e Junior B, jogando nas cidades de Águas de Lindóia, Lindóia e Socorro.
Em 2004 disputou o Campeonato Mineiro de Futebol da FMF com as categorias juniores, juvenil e infantil.
 Campeão Municipal 1989
TITULOS DO AMADOR ADULTO
1981 - Campeão Municipal
1985 - Campeão Municipal
1986 - Vice Campeão Municipal
1989 - Campeão Municipal
1990 - Vice Campeão Municipal
1991 - Campeão Muncipal
1993 - Vice Campeão Municipal
1994 - Vice Campeão Municipal
1996 - Campeão Municipal
1997 - Campeão Municipal
1998 - Vice Campeão Municipal
2000 - Vice Campeão Municipal
           Campeão Regional Aspirantes
2001 - Vice Campeão Municipal
2003 - Campeão Municipal
2004 - Campeão Municipal
2005 - Campeão Municipal
2007 - Campeão Municipal
2008 - Campeão Municipal
2009 - Campeão da Chave Bom Despacho Copa TV Alterosa
           Vice Campeão da Copa TV Alterosa 
           Campeão do Torneio Final de Ano de BD

Vice Campeão da Copa TV Alterosa 2009